M20 MILLTURN – USINAGEM INTELIGENTE agora!

M20 MILLTURN
Alcançando máxima flexibilidade e desempenho com a usinagem inteligente.
intCELL
Célula de produção integrada para carga e descarga automática: intCELL.
Magazine de Ferramentas
As ferramentas podem ser carregadas automaticamente do magazine de ferramentas para o porta- ferramentas superior ou inferior.
Destaque Tecnológico
Dois sistemas de eixo B em uma mesma máquina para torneamento indexável ou simultâneo.
[Translate to Portugiesisch:]

O M20 MILLTURN é a mais recente adição ao portfólio de produtos da WFL e atrai segmentos de clientes que buscam um centro de torneamento completo, compacto e poderoso. Suas características especiais incluem alta estabilidade da máquina, bem como o conceito de árvore com motor integrado para tecnologias de usinagem exigentes.

Em 2020, a WFL utilizou décadas de experiência em usinagem completa em uma máquina que foi totalmente remodelada em termos de design e tecnologia. A "usinagem inteligente" está no centro das inovações tecnológicas da WFL, trazendo um aumento de desempenho graças às mais diversas tecnologias de usinagem. A gama de aplicações coberta pelo M20 é quase infinita, capaz de realizar as tarefas de usinagem exigentes e complexas encontradas nas indústrias de aviação, automotiva, engenharia e plásticos.

Um destaque especial é o design inovador da máquina. O M20 MILLTURN é uma peça única, aparência reta, um design moderno e funcional. A parte frontal é contínua e feita de vidro temperado, apresentando uma exibição integrada dos dados de desempenho, bem como uma janela deslizante para o magazine de ferramentas. A nova aparência da máquina passa ainda por uma nova coloração. A ergonomia é ideal, bem como a operação conveniente e amigável completam o design exclusivo.

Uma máquina pequena para qualquer tarefa

Ao desenvolvermos o M20 MILLTURN, o objetivo era apresentar uma máquina compacta e rígida projetada para precisão a longo prazo. Com comprimento de 5500 mm, largura de 3190 mm e altura de 2500 mm, o M20 é ideal para usinar os mais diversos tipos de peças. O M20 é um modelo de máquina com diâmetro de placa de 250 mm ou 315 mm, com um curso do eixo X impressionante de 575 mm (+475; -100), curso do eixo Y de 260 mm (± 130) e curso do eixo Z de 1250 mm. A máquina é adequada para usinar peças até Ø 500 mm e, está equipada com um poderoso motor principal de 44 kW (32) a 40% (100%) do ciclo de trabalho e 4000 rpm. O M20 está equipado com eixo B com deslocamento angular de ± 120 ° para usinagem de perfis ilimitados, bem como com o novo cabeçote de fresamento de 20.000 rpm. Isso significa que existe uma gama universal de aplicações possíveis para o uso de ferramentas de alta velocidade. O sistema   eixo-árvore e motor é projetado como um cartucho compacto com interface flangeada para adaptação.

A estrutura da máquina é feita de ferro fundido nodular, que é extremamente resistente e garante excelentes características de amortecimento. Graças à construção da máquina, que incorpora componentes fundidos que absorvem as vibrações e, oferecem uma rigidez ideal, mesmo em cortes pesados que são necessários durante a usinagem e, são realizados sem vibração. Grandes distâncias entre as guias lineares dos carros também garantem um alto grau de rigidez ao sistema.

A configuração da máquina permite uma ampla gama de possibilidades: desde um centro de torneamento totalmente completo com luneta e contraponto, até uma máquina com dois cabeçotes, torre de ferramentas ou porta-ferramentas individual inferior, bem como, sistema de manipulação de peças integrado opcional.

Gerenciamento de ferramentas e automação

A capacidade do magazine de ferramentas é de no máx. 40 ou, opcionalmente, 80 ferramentas com cone HSK-63 ou PSC63 (Capto C6). Peso máximo da ferramenta de 10 kg, diâmetro máximo 90 mm com ferramenta adjacente ou 130 mm sem ferramenta adjacente. Além disso, a máquina com torre inferior pode conter mais 12 ou 24 ferramentas. Se necessário, a máquina pode ser equipada com um alimentador de barras. Um destaque particular é a mudança automática da ferramenta para o porta-ferramentas único inferior com eixo B. Isso possibilita configurar as ferramentas paralelamente ao tempo de usinagem e, a seguir, acessar automaticamente as ferramentas do magazine. As ferramentas armazenadas podem, portanto, ser colocadas no porta-ferramentas superior e inferior. A pressão do refrigerante de corte interno para os porta-ferramentas chega no máx. a 80 bar.

Da acordo as necessidades específicas do cliente, diferentes opções de automação estão disponíveis para carga e descarga automática da peça. Um sistema integrado de manipulação e/ou carga de peças, pode ser adicionado ao lado direito da máquina, representando uma variante completamente nova de automação. O carro principal do sistema de manipulação acessa a área de trabalho pela direita. A guia corrediça da garra se move no pistão-guia e pode carregar e descarregar peças desta forma. As peças são armazenadas em uma cinta acumuladora.

Muitas possibilidades para cada aplicação

O conceito de eixo-árvore integrado ao motor como base da máquina torna a alta dinâmica uma realidade. O M20 é perfeitamente adequado para processos de usinagem universais  e exigentes. Com o carro do eixo X 100mm abaixo da linha de centro da máquina abre novas oportunidades para usinagem completa. Uma broca padrão de circunferência até 200 mm de diâmetro pode ser usada movendo as coordenadas XY, sem mover a peça. Os dois sistemas de eixo B na máquina também oferecem possibilidades nunca antes sonhadas para usinagem de peças de turbinas em forma de funil e paredes finas. A indexação simultânea do eixo B é extremamente útil aqui. A interpolação do eixo B acionado por CNC também é adequado para torneamento com eixo B pivotante. Graças ao ajuste contínuo do ângulo de configuração durante o corte, um perfil complexo (por exemplo, para rodas de turbina ou cabeças de pistão para grandes motores a diesel) que normalmente exigiria várias ferramentas pode ser produzido em um único corte. Isso reduz o número de ferramentas de torneamento necessárias e produz um resultado de usinagem perfeito.

Novo painel de operação com design moderno

Em relação aos CNC´s, a WFL conta com tecnologia Siemens, ou seja, o 840D sl. A interface de controle é visualizada em uma tela “touchscreen”. Um dos muitos aspectos que determinam o desempenho dos centros de torneamento completos é o potencial do sistema de controle. As telas planas industriais IPC 477E são ideais para este uso pois apresentam tempos de resposta rápidos e atualizações instantâneas. A inovadora variante “multitouch” com tela widescreen de 24 polegadas no formato 16: 9 e Full HD (1920 x 1080) é a que está instalada no M20 MILLTURN.

Outra característica especial é o fato de que a tela pode ser dividida e vários programas podem ser exibidos em várias janelas. Isso permite que funções como o monitoramento do processo,  WFL iControl, gráficos, programas, estatísticas e dados em tempo real sejam exibidos em paralelo. Tudo isso resulta um desempenho muito mais otimizado.

Os programas CrashGuard, CrashGuard Studio e Millturn PRO podem ser exibidos na barra principal de uma forma claramente estruturada. A janela abaixo é usada para exibir informações sobre cargas dos eixos, ferramentas, CrashGuard Viewer, movimentos dos eixos em tempo real e muito mais. Isso fornece aos operadores um grande número de opções para monitorar seu processo de fabricação.

de volta