Os toques finais na produção

Kapp Niles HQ
Fábrica da Kapp Niles em Coburg: Desde o início, a Niles se concentrou no desenvolvimento de máquinas para o acabamento de engrenagens e acumulou uma vasta experiência nesta área.
Michael Kapp, Diretos de Produção na Kapp Niles
Sascha Forkel, Chefe de Usinagem Cúbica na Kapp Niles
Dois centros de torneamento completo M40-G MILLTURN
Dois centros de torneamento completo M40-G MILLTURN com comprimento máximo de usinagem de 2.000 mm e diâmetro de torneamento máximo de 520 mm são usados na linha de produção da Kapp Niles. Graças à interpolação de até 9 eixos, praticamente qualquer contorno geométrico pode ser usinado.
Centenas de diferentes componentes
Centenas de diferentes componentes das retificadoras Kapp Niles estão sendo produzidos atualmente nos dois MILLTURNs
Uma pequena amostra dos vários componentes
Uma pequena amostra dos vários componentes que são produzidos nos MILLTURNs. A maior parte da produção ocorre em lotes menores de 1 a 5 unidades. Da esquerda para a direita na imagem: flange do suporte, tampa do cabeçote, flange (lado A), cobertura do rolamento, corpo do rebolo
A série de máquinas RX 59
A série de máquinas RX 59 é usada para a pré-retificação e retificação de acabamento dos pré-perfilados fusos dos rotores feitos de ferro fundido ou aço. Este tipo de máquina contém alguns dos componentes produzidos no MILLTURN. Da esquerda para a direita: contraponto, fuso, corpo do rebolo.
A equipe de projeto
A equipe de projeto em frente ao M40-G MILLTURN. Da esquerda para a direita: Bruno Reisbeck, Andreas Lehner, gerente regional de vendas para a Alemanha da WFL, Sebastian Morgenroth, programador na Kapp Niles, Sascha Forkel, chefe de usinagem cúbica na Kapp Niles, Michael Kapp, diretor de produção na Kapp Niles, Christian Brückner, Operador de máquina na Kapp Niles
O coração da máquina é o sistema de torneamento-mandrilamento-fresamento com eixos X, Y e B superior, com potência de 33 kW e torque de 214 Nm. O cabeçote principal foi projetado especificamente para as tarefas de usinagem mais difíceis e, com potência de 54 kW e torque de 2.000 Nm, oferece o grau necessário de produtividade durante o torneamento.

A tradicional empresa Kapp Niles existe há mais de 120 anos. Desde o início, a Niles se concentrou no desenvolvimento de máquinas de acabamento de engrenagens e acumulou uma vasta experiência nesta área. Bernhard Kapp fundou a “Kapp & Co.” em 1953 e as duas empresas se fundiram para formar um Grupo em 1997. Já em 1980, o portfólio foi ampliado para incluir a produção de ferramentas de retificação e desde 2017 a empresa vem produzindo suas próprias máquinas de medição. Em breve, a empresa será administrada pela terceira geração de Kapps: Michael e Matthias. Kapp Niles possui nove unidades de produção em todo o mundo e o Grupo emprega pouco menos de 1000 funcionários.

Presença internacional

As aplicações típicas da Kapp Niles são encontradas principalmente nas indústrias automotiva e de aviação. As retificadoras maiores são fornecidas para os setores de mineração, energia eólica e ferroviário, entre outros. Europa e Ásia representam seus principais mercados. Os principais produtos da empresa são retificadoras geradoras, retificadoras de perfis, máquinas de medição, bem como ferramentas de retificação e dressagem. Eles permitem a retificação de peças com diâmetro de 8 a 8.000 mm e comprimento de até 2.200 mm. Máquinas especiais nas quais componentes de aviação de alta precisão e fusos de rotores são usinados representam um grande segmento de mercado. São detalhes como esses que fazem a Kapp Niles e suas máquinas se destacarem e, são considerados o diferencial de vendas da empresa.

Pacote completo

“Máxima precisão e ótima qualidade superficial desempenham um papel central na Kapp Niles e são os recursos mais importantes exigidos de nossas máquinas”, disse Michael Kapp, Diretor de Produção do grupo. Força é uma propriedade extremamente importante quando se trata de dentes de engrenagem. Uma vez que as peças tenham sido endurecidas, elas podem ser retificadas nas máquinas Kapp Niles. A reprodutibilidade é outro requisito fundamental. A Kapp Niles é um fornecedor de sistemas que oferece não apenas retificadoras, mas também as ferramentas correspondentes, expertise tecnológica e máquinas de medição por coordenadas, proporcionando assim aos seus clientes um verdadeiro valor agregado.

A empresa dá grande ênfase à Assistência Técnica: Kapp Niles cobre tudo, desde a revisão de máquinas até reparos, bem como serviços convencionais, em um esforço para aumentar os benefícios para o cliente. O lema da Kapp Niles é: A primeira máquina é vendida por Vendas, a segunda máquina é vendida pela Assistência Técnica. O conceito de digitalização está se tornando cada vez mais importante, e uma nova interface de usuário (retificação KN) com ótima facilidade de uso foi integrada à nova geração de retificadoras. As máquinas podem se conectar umas com as outras e apresentar uma conexão em malha fechada com a máquina de medição por coordenadas, que emite instruções de correção diretamente.

Cerca de 450 funcionários trabalham na fábrica em Coburg. Cerca de 60 desses funcionários trabalham na produção em dois turnos. Em 2014, parte da produção da unidade de Coburg foi transferida para um grande novo prédio, onde dois centros de torneamento completos MILLTURN foram instalados. Para ser mais exato, são dois centros de torneamento completos M40-G MILLTURN com comprimento de usinagem de no máx. 2.200 mm.

A Usinagem completa em alta

O conceito de máquina de usinagem completa não é novo para Kapp Niles. De acordo com Sascha Forkel, Chefe de Usinagem Cúbica, este conceito foi introduzido há cerca de 15 anos e, desde então, teve um grande impacto na produção como um todo. Naquela época, as vantagens da usinagem completa já eram visíveis, por isso a empresa investiu em dois centros de usinagem completos. Esses anos de experiência desempenharam um papel fundamental quando se tratava de investimento de reposição. Começou a procurar-se uma máquina com segundo cabeçote e torre de ferramentas. Com base em uma análise de mercado e uma investigação detalhada de possíveis fornecedores, a empresa finalmente optou pela WFL. “Escolhemos as máquinas que mais nos impressionaram em termos de qualidade, e essas foram as MILLTURNs da WFL”, afirma Michael Kapp, Diretor de Produção da Kapp Niles.

As máquinas que Kapp Niles usava na época haviam atingido seus limites em algumas tarefas de usinagem. Com os MILLTURNs da WFL, todo o potencial de desempenho das ferramentas pode agora ser totalmente explorado com sobras. Atualmente, as máquinas também estão alcançando a qualidade desejada no torneamento em duro.

Estabilidade, qualidade e confiabilidade impressionantes

Ao adquirir as máquinas, nossas principais preocupações eram aumentar a produtividade, estabilidade, precisão, confiabilidade e disponibilidade. “Estamos trabalhando com o pressuposto de que usaremos as máquinas por muito mais do que 10 anos”, diz Sascha Forkel. A estrutura de barramento inclinado e carros deslizantes dos MILLTURNs da WFL garantem estabilidade e precisão a longo prazo. Único no mercado, o cabeçote de torneamento-mandrilamento-fresamento, apresenta desempenho incomparável e mínima interferência no perfil. Esta estrutura permite a utilização de ferramentas mais curtas, alcançando assim a máxima precisão e remoção de material.

Outro motivo para a aqusição das máquinas foi a Assistência Técnica incluída. Consultamops e recebemos referências excelentes da WFL. “A vida útil mais longa de um MILLTURN em comparação com outros centros de usinagem completos foi o que nos convenceu a comprar as máquinas”, continua Sascha Forkel.

Os dois MILLTURNs agora estão sendo usados ​​para produzir a mais diversa gama de componentes para as retificadoras Kapp Niles, como fusos, corpos de ferramentas, cabeçotes de rolamentos e outros componentes das máquinas. Enquanto as máquinas anteriores eram incapazes de executar torneamento pesado com a tolerância exigida, as novas máquinas agora estão produzindo resultados confiáveis. “Em termos de usinagem e ferramental, ainda existe um grande potencial”, diz Michael Kapp.

Todos os aspectos comerciais e técnicos, até as considerações de software durante o processamento do pedido, tudo foi supervisionado por um competente gerente de projeto WFL. Isso significa que todos os problemas e preocupações puderam ser resolvidos rapidamente, para a alegria de Sascha Forkel.

“Os MILLTURNs da WFL são as máquinas mais recentes a chegar a Kapp Niles e também serão as primeiras a serem automatizadas. “Temos certeza que atualizaremos essas máquinas, em um futuro próximo, porque além de receber tudo de uma única fonte, também nos sentimos seguros em saber que tudo funcionará como deveria”, afirma Sascha Forkel.

Eficiência intransigente

Os dois centros de usinagem M40-G MILLTURN são usados para produzir várias peças para retificadoras Kapp Niles, incluindo uma ampla variedade de flanges e eixos. Eles produzem peças que são particularmente simétricas rotacionalmente. “Muitos dos componentes de nossas máquinas são usinados nos MILLTURNs”, diz Michael Kapp. Os MILLTURNs também otimizaram os tempos de usinagem, pois as máquinas são mais potentes e, em última análise, mais estáveis. Todos os programas estão sendo reescritos e transferidos para os MILLTURNs. A empresa espera fazer ainda mais avanços em termos de eficiência de produção em um futuro próximo.

Na Kapp Niles, os programas são criados externamente usando CAD (Siemens NX). Antes de transferir o programa para a máquina, todos os processos são documentados e simulados. Atualmente, dois funcionários são responsáveis pela programação de uma vasta gama de peças nos dois MILLTURNs, e também pelo cálculo de novas fixações, tornando a usinagem o mais eficiente possível.

Focando nos detalhes

Os comprimentos e diâmetros de usinagem oferecidos pelos dois MILLTURNs M40-G estão sendo  completamente utilizados. “O portfólio de peças varia desde o diâmetro de uma xícara de café ao diâmetro máximo de torneamento de 520 mm”, explica Sascha Forkel. O coração da máquina é o cabeçote de torneamento-mandrilamento-fresamento com eixos X, Y e B, com potência de até 33 kW e torque de até 214 Nm. “O projeto do cabeçote multitarefa com 12.000 rotações permite o uso eficiente de ferramentas muito pequenas e atende a todos os requisitos da Kapp Niles”, enfatiza Bruno Reisbeck, Gerente Regional de Vendas da WFL. O segundo cabeçote de torneamento foi projetado especificamente para as tarefas de usinagem mais difíceis e, com potência de 54 kW e torque de 2.000 Nm, oferece o grau necessário de produtividade durante o torneamento. O cabeçote principal está equipado com motor integrado altamente dinâmico e potência máxima de 33 kW com torque de 550 Nm. Para garantir o desempenho de usinagem necessário, vida útil da ferramenta e estabilidade do processo, no caso de materiais muito duros e difíceis de usinar, as máquinas possuem bombas de refrigeração de 150 bar. Isso garante boa quebra de cavacos e resfriamento ideal dos cortes, bem como uma vida útil mais longa da ferramenta. No carro deslizante inferior, uma torre de disco de 2x12 posições com ferramentas acionadas realiza seu trabalho de forma confiável. O cabeçote multitarefa superior e a torre inferior podem ser usados ​​em ambos os cabeçotes ou somente em um simultaneamente. Um fator decisivo para a produtividade é o grande volteio de 350 mm sobre a torre de ferramenta, que permite que, mesmo peças muito grandes, sejam transferidas automaticamente para o segundo cabeçote. Devido à enorme versatilidade e opções de máquina, logo ficou claro que a opção no M40 com segundo cabeçote era a escolha certa.

Digitalisação ganha espaço

Registrar dados está se tornando um tópico cada vez mais importante. A capacidade de integração dos mesmos é essencial: graças ao grande volume de dados do processo gerado, bem como à disponibilidade de informações sobre o status da máquina, as WFL estão perfeitamente equipadas para o futuro. O sistema de monitoramento do iControl garante processos extremamente confiáveis, o que é um pré-requisito importante para futuras soluções de automação.

A WFL também oferece uma ampla gama de soluções de automação desenvolvidas internamente. Portanto, as bases já foram estabelecidas para o sucesso futuro.

Detalhes da Kapp Niles:

• Fundação da empresa Niles: 1898 e fundação da empresa Kapp: 1953
  • Administrada pela famíliaKapp
  • Número de empregados:  ~ 1,000 em todo mundo
  • Setor primário: Soluções de alta qualidade para usinagem fina de perfis e dentes de engrenagens
  • Locais de produção: Coburg/Alemanha, Berlin/Alemanha, Großostheim/Alemanha, Boulder/USA, Dayton/USA, Diadema/Brasil, Zhejiang/China, Nagoya Aichi/Japão
  • Mais de 24 parceiros de venda no mundo

de volta